Medicamentos
Assistência Farmacêutica
A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, e tem como objetivo, assegurar o acesso da população aos medicamentos de qualidade, contribuindo para o uso racional.
Como obter Medicamentos
Descrição do Serviço
É a solicitação de disponibilidade de medicamentos gratuitos para tratamentos de média e alta complexidade, para atendimento a transplantados, pacientes com Artrite Reumatoide, Hepatites, Alzheimer, Parkinson, Asma, Esclerose Múltipla, entre outras doenças.
Quem pode realizar esse serviço
Usuários de medicamentos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), residentes no Estado de Pernambuco.
Etapas para a realização desse serviço
Para cadastro Inicial:
- Acessar o site da farmácia (http://www.farmacia.pe.gov.br) clicar no ícone Guia de orientação ao usuário, localizar o guia da doença, verificar se o CID 10 (código internacional da doença) está contemplado e confirmar se o medicamento está disponível no guia, se estiver providenciar os documentos citados no guia, se não estiver, significa que o medicamento buscado não estar disponível para a doença.
- Comparecer a farmácia de Pernambuco com toda documentação e exames exigidos informados no guia de orientação do usuário da doença em que o medicamento está disponível. Para fazer a solicitação não é necessária a presença do paciente, um portador pode fazê-lo.
- Realizar o cadastro inicial no setor de atendimento.
- Aguardar avaliação do processo. Após avaliação, a farmácia entrará em contato para informar se o processo está de acordo com os critérios de inclusão no programa, estando de acordo, o usuário ou responsável será contatado para agendamento de data e horário da retirada do(s) medicamento(s). No dia marcado será realizada a consulta farmacêutica com o usuário ou seu representante, onde receberá as informações sobre o uso correto do medicamento, como guardar e outras orientações. Será entregue um cartão de controle para ter acesso aos recebimentos, a farmácia entregará o quantitativo para o tratamento de 30 dias ou conforme disponibilidade em estoque.
Se o processo não for autorizado, o solicitante será contatado pela farmácia e orientado sobre o processo.
Renovação da solicitação – Após o cadastro inicial, a renovação e feita a cada seis meses, no tempo enquanto durar o tratamento.
- Comparecer a farmácia nas datas indicadas no cartão do usuário, para os próximos recebimentos do medicamento, no quinto recebimento o usuário ou representante será orientado a retornar a seu médico para o preenchimento dos documentos conforme o Guia de Orientação ao Usuário (apenas a parte referente à renovação) para continuidade do tratamento, quando retornar para o sexto recebimento do medicamento, deve entregar a documentação para a renovação.
Obs.: Se houver qualquer pendência o usuário ou responsável será contatado, caso não, deverá comparecer na data do cartão para recebimento do medicamento.